domingo, 11 de março de 2012

UM DIA PARA POESIA!

Na próxima Quarta-feira, 14 de Março é considerado o Dia da Poesia. Desde sempre, como professora incluo a poesia em minhas práticas pedagógicas, pois sou uma apaixonada pela literatura e a poesia considero a arte mais elevada entre essa arte da palavra. Fazer poesia é de uma delicadeza tal que exige de nós a elegância da palavra. Ser elegante, delicado, solícito através da palavra é ser elevado a um patamar além de mortal, pois de nossas palavras todos lembrarão. É encontrar a imortalidade, mas não a imortalidade das academias cheirando a mofo, mas a imortalidade daqueles que mesmo sem nunca ter escrito uma só palavra foram poetas, pois sentiram a terra, as coisas simples ,os cheiros e as cores da vida com respeito e atrevimento poético. “Um exemplo desse tipo de poeta é Meu Pai, homem de poucas letras", expressão que ele mesmo usa para explicar o seu pouco tempo de escola; apenas seis meses. Hoje com 80 anos. Foi através de suas palavras que comecei a brincar de poesia, pois além de um bom contador de história adorava recitar quadrinhas de amor, explicando que essas quadras eram usadas em matineis como sinal de conquista amorosa, em sua juventude. Meu Pai me falando dessas coisas da vida me ensinava todo o amor que precisava aprender para amar a vida, as coisas, os bichos e os homens. Havia uma brincadeira que eu gostava muito que era brincar com palavras parecidas, estranhas, engraçadas. Meu Pai nos provocava, dizendo como ia ser a brincadeira e, nós ( eu e meus irmãos) devíamos encontrar o máximo de palavras. “Raimunda mora na Canhada Funda e anda corcunda. Atirei o limão verde por cima da estrebaria e deu no papo da tia Maria".Talvez em função dessa realidade vivenciada que eu considere tão natural trabalhar a poesia com crianças, pois me vejo criança e sigo a intuição na hora de escolher qual texto poético para desencadear o processo poético e descortinar o espírito latente em toda criança. Mas em caso de dúvida gosto de trabalhar o poema de Elias José “Brincado de Poesia”


como se brinca com bola,

papagaio, pião.

Só que bola, papagaio, pião

de tanto brincar se gastam.

As palavras não:

Quanto mais se brinca com elas,

mais novas ficam.

Como a água do rio

que é água sempre nova.

Como cada dia que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

quinta-feira, 8 de março de 2012

Um Dia Para Nós, Mulheres!

Por que de um Dia Especial no Calendário Para Nós, Mulheres?
Primeiro é uma data simbólica, pois faz referência ao triste fato de violência contra a Mulher.

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas.

Esse fato responde a pergunta inicial e representa no imaginário coletivo uma reflexão e orientação de uma prática educativa justa e humana, sem discriminação de nenhuma natureza.