segunda-feira, 20 de junho de 2011

A formação do leitor




A Prática de Leitura Literária / Séries Iniciais do Ensino Fundamental.


Refletir sobre a prática de leitura literária nas séries iniciais no E.F. nos remete analisar, pesquisar sobre as bibliotecas escolares e práticas educacionais que visem à formação do leitor. Ainda, é essencial entender o espaço que a leitura literária ocupa nos curso de formação de professores ( I.E.E. Cristóvão de Mendoza). Objeto dessa pesquisa.
Na condição de Professora de Literatura Infantil do Curso Normal do I.E.E.Cristóvão de Mendoza e responsável pela Biblioteca Infantil deste educandário convivo com a realidade da leitura ou não-leitura?, pois em sala de aula vejo como é difícil levar os alunos do curso normal para a leitura de contos infantis que compõem hoje as bibliotecas escolares, além dos contos de fada. Há uma disposição inicial de entender literatura infantil como sendo apenas contos de fada. Este fato nos levar a refletir sobre a acessibilidade aos livros que integram o acervo das bibliotecas?
Além dessa questão também há uma utilização em demasia do conto infantil para trabalhar conceitos de outras áreas do conhecimento, sem antes esgotar os elementos que constitui a linguagem literária. e função de entretenimento - o caráter lúdico da literartura infantil
Atualmente há uma convicção disseminada de que a leitura é uma prática importante, sobretudo a literária, pois além de desenvolver a habilidade leitora; importante competência na formação do nosso aluno, também a leitura de literatura nos permite desenvolver o sentimento de humanidade .
Dentro da perspectiva de formar leitores há uma política de distribuição de livros através de FNDE/ PNBE que chegam as bibliotecas escolares públicas de todo país, porém verificamos que somente distribuir livros não basta para que a leitura competente aconteça nos espaços escolares. É necessário o papel do mediador, que pode ser exercido pelo bibliotecário também pelo professor de sala de aula.
Por isso, é necessário construir junto aos alunos, futuros -professores uma prática educativa de mediador de leitura. É necessário que os mesmos conheçam e reconheçam a diversidade de autores de contos modernos destinos ao público infantil.